Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Coordenadora:

Dr.ª Susana Sousa

Secretária:

Dr.ª Sílvia Correia

A Comissão de Trabalho (CT) de Patologia Respiratória do Sono tem como missão a promoção da investigação, desenvolvimento e partilha de conhecimento dos temas relativos a patologia respiratória do sono entre os membros e com restantes sócios da SPP; a divulgação e formação sobre as patologias respiratórias do sono com as diferentes especialidades médicas e cirúrgicas e a divulgação e informação dirigida à população sobre as principais patologias do sono, com o objetivo de alertar para o seu diagnóstico e tratamento.

As candidatas a Comissão de Trabalho apresentam as seguintes propostas para o triénio: 

  • Realizar uma reunião anual com o objetivo de debater temas relevantes em Medicina do Sono;
  • Realizar a reunião anual da CT inserida no congresso anual da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP);
  • Fomentar a atualização contínua dos conteúdos da CT no site da SPP;
  • Promover o conhecimento da patologia respiratória do sono junto da Medicina Geral e Familiar, através de ações de formação que visem aumentar o diagnóstico e o seguimento destes doentes após a alta da consulta hospitalar;
  • Aprofundar as relações institucionais e de trabalho com outras Sociedades Científicas;
  • Divulgar junto da população a importância do sono, das suas patologias e consequências na sociedade através de campanhas;
  • Assinalar o dia Mundial do Sono com campanhas em parceria com a SPP;
  • Manter uma newsletter dirigida aos sócios da SPP como resumo dos principais tópicos debatidos nos congressos internacionais dedicados a patologia do sono;
  • Manter a parceria com a Associação Portuguesa do Sono em ações destinadas a formação, nomeadamente dirigida a Medicina Geral e Familiar.

Notícias

da comissão de trabalho de Patologia Respiratória do Sono

19 Março 2021

Dia Mundial do Sono: Nuno Markl associa-se a campanha da SPP e alerta para importância de levar o sono a sério

Os efeitos da pandemia por COVID-19-com os receios em relação à saúde pessoal e familiar,a incerteza em relação ao futuro,as preocupações com o desemprego,as interrupções escolares,o teletrabalho,as alterações da rotina-tiveram um forte impacto na qualidade de sono dos portugueses.Nesse sentido, a SPP para a importância do sono ser considerado um dos pilares fundamentais para uma vida saudável. 

ler mais
19 Março 2021

Dia Mundial do Sono: Avaliação do sono como sinal vital

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, juntaram-se para celebrar o Dia Mundial do Sono, reforçando a mensagem de que o sono deve ser avaliado como um sinal vital, em todas as consultas, em especial nos Cuidados de Saúde Primários.

ler mais
12 Março 2021

Dia Mundial do Sono: Leve só o sono para a cama

O isolamento social e as mudanças da rotina impostas pela pandemia COVID-19, têm vários efeitos na saúde física e mental, incluindo a perturbação do sono. A crise pandémica tem sido associada a perturbações da saúde mental causadas pela própria doença, pelo receio da doença e pelo confinamento.

ler mais
07 Agosto 2020

Sono: será que lhe damos a devida importância no período de férias?

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) realizou, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho, um questionário online onde ficou demonstrado que 46% dos portugueses dormem menos de 6 horas, 21% dizem que demoram mais de 30 minutos para adormecer, 32% consideram ter um mau sono e 40% reportam dificuldade em manter-se acordados durante a condução e outras atividades diárias.

ler mais
CARREGAR MAIS NOTÍCIAS

Agenda

da comissão de trabalho de Patologia Respiratória do Sono

ABR'21

COVID-19 COVID-19

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY