Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

Bem-vindos ao Curso de Função Respiratória – Da Função ao Doente, promovido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

A avaliação da função respiratória deve ter presente 2 princípios fundamentais:

a) O sistema respiratório inclui um conjunto de órgãos que funcionam de forma integrada e interdependente;

b) O estudo da função respiratória deve ter um contexto clínico claro, que permita escolher os métodos de investigação mais adequados para responder às questões formuladas. São exatamente estas 2 vertentes que este curso pretende explorar. Em face disto, definimos os seguintes objetivos:

Gerais:
a) Conhecer os fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos do sistema respiratório sobre os quais assenta a avaliação funcional;

b) Conhecer os diferentes métodos de avaliação funcional respiratória e suas indicações;

Específicos:

c) Saber utilizar a avaliação funcional respiratória na investigação, estratificação e seguimento das patologias respiratórias mais frequentes.

A aprovação neste curso requer participação em 100% das sessões e pelo menos 50% de repostas corretas no teste de avaliação final (30 perguntas de escolha múltipla, cada uma com 4 opções, apenas uma 1 verdadeira).

Com vista a reduzir o risco de infeção por SARS CoV-2 durante a modalidade presencial será implementado um Protocolo para Controlo de Risco de Infeção por SARS CoV-2 que consta do seguinte:


a) Rastreio de potenciais infetados através de inquérito epidemiológico e controlo de temperatura a instrutores e candidatos no início do curso.

– Na presença de sintomas compatíveis com infeção por SARS CoV-2, de acordo com a norma 04/2020 da DGS, ou caso tenha ocorrido contacto de alto risco com caso confirmado, não será permitida a entrada na parte presencial do curso;
– Assistir via online síncrona (link fornecido nesse momento)

b) EPI O uso de máscara cirúrgica é obrigatório para instrutores e candidatos durante todo o período de formação presencial.

c)  Identificação dos candidatos Qualquer participante que desenvolva infeção por SARS-CoV-2 nos catorze dias seguintes à realização do curso deverá informar a cristina@spmi.pt

Será pedido a todos os candidatos que confirmem os seus contactos preferenciais para que, caso seja necessário, se proceda ao rastreio epidemiológico adequado.

Se, por imposição de medidas de confinamento, a parte presencial vier a ser cancelada, manter-se-á a modalidade online disponível para todos os candidatos.

Saiba mais AQUI.

COVID-19 COVID-19

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY