Vacinómetro® - Dados finais da época gripal de 2022/2023 revelam que 83,2% dos portugueses com 65 ou mais anos de idade terão sido vacinados
Os dados do relatório da última vaga do Vacinómetro® 2022/2023 revelam que, à semelhança do ano passado, Portugal ultrapassou a meta de 75% de taxa de vacinação contra a gripe proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo este estudo, cerca de 83,2% (margem de erro de ±3,2% para um IC de 95%) das pessoas com 65 ou mais anos de idade terá sido vacinada.
ler maisComeçou a corrida para reunir um milhão de assinaturas para alcançar a primeira geração europeia sem tabaco até 2030
Serão necessárias um milhão de assinaturas de cidadãos europeus para abolir a venda de produtos de tabaco e nicotina para as próximas gerações, como acaba de ser aprovado pelo parlamento da Nova Zelândia, mas começa assim o ambicioso projeto liderado pela ONG Espanhola Nofumadores e a ENSP, em colaboração com organizações de 15 países europeus – entre as quais a SPP.
ler maisVárias entidades da Sociedade civil unem-se ao apelo da Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para a proteção da saúde da população face aos riscos da exposição ao tabaco
A SPP, os Sindicatos de Trabalhadores, a comunidade de Saúde Pública e as Associações de Doentes apelam à proteção da saúde da população portuguesa, e muito particularmente daqueles com maior risco de exposição ao tabaco.
ler maisLançamento do Estudo EpiCOPD
Realizou-se no dia 16 de dezembro, na sede da SPP, o lançamento do Estudo EpiCOPD, com a Direção da SPP e Coordenação do EpiCOPD.
ler maisPortugal na cauda da Europa na implementação de políticas públicas de prevenção do tabagismo
Foi publicada a Escala de Controlo de Tabaco de 2021: Irlanda, Reino Unido e França lideram o ranking, enquanto a Bósnia e Herzegovina, a Suíça e a Sérvia têm a pontuação mais baixa.
ler maisSPP, GRESP e Linde Saúde distinguem melhores práticas na abordagem da pessoa com SAOS
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), o Grupo de Estudos das Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Linde Saúde anunciam a primeira edição do Prémio “A Pneumologia e a Medicina Geral e Familiar na abordagem ao doente com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)”.
ler maisLançamento do livro "A Arquitectura Branca: Os sanatórios para a tuberculose em Portugal"
A apresentação decorrerá na Sociedade de Geografia de Lisboa (sala Portugal), no próximo dia 12 de dezembro de 2022, às 18h, com apresentação de Correia de Campos, Barros Veloso, Ana Simões e Paulo Providência.
ler maisAtualização das recomendações da SPP/APTEC para a realização de Provas Funcionais Respiratórias no contexto da pandemia a SARS-CoV-2
Apesar do alívio das medidas de controlo e prevenção da pandemia a SARS-CoV-2, o risco de infeção nosocomial associado à realização de provas de função respiratória (PFR) continua bem presente, pelo que a CT de Fisiopatologia Respiratória da SPP em parceria com o NEFiRS da APTEC atualizou o documento publicado pela SPP em abril/2020 e que pode ser consultado aqui.
16 de novembro | Dia Mundial da DPOC | “DPO…quê?” – estudo revela que portugueses desconhecem doença que é a terceira causa de morte no mundo
Assinala-se, no dia 16 de novembro, o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Esta doença afeta cerca de 800 mil portugueses e representa a terceira causa de morte a nível mundial.
ler maisPrémio Luísa Soares Branco distingue projetos de reabilitação respiratória das regiões autónomas
Dois projetos de reabilitação respiratória das regiões autónomas dos Açores e da Madeira foram distinguidos com o Prémio Luísa Soares Branco, na sessão conjunta da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e da Respira, no âmbito do 38.º Congresso da SPP. A cerimónia aconteceu no último dia do congresso, que se realizou entre os dias 10 e 12 de novembro, no Algarve.
ler mais12 de novembro | Dia Mundial da Pneumonia | Pneumonia é causa de 4,2% da mortalidade total em Portugal
Embora seja uma das principais causas de mortalidade, de morbilidade, de perda de qualidade de vida e de consumo de recursos de saúde a nível global, a pneumonia é particularmente preocupante em Portugal, onde continua a ser a doença respiratória que mais mata.
ler maisSessão de abertura 38.º Congresso de Pneumologia: É com estas parcerias que crescemos e evoluímos
“Vários aspetos diferenciam este 38.º Congresso de Pneumologia, sendo um deles o facto de estarmos na presença do primeiro presidente português da European respiratory Society”, referiu o Prof. António Morais, durante a sessão de abertura que decorreu hoje ao final da tarde.
ler mais