Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK
38º CONGRESSO DE PNEUMOLOGIA

Na data em que se assinala o Dia Mundial da Hipertensão Arterial (17 de maio) a Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para a necessidade dos doentes hipertensos estarem atentos a sinais e sintomas que podem indicar a presença de síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS). “Cerca de 30 a 40% dos hipertensos têm SAOS”, referem as Dr.as Mafalda van Zeller e Vânia Caldeira, da SPP. Por outro lado, dos doentes diagnosticados com SAOS, cerca de metade têm hipertensão, sendo, por isso, também importante considerar a SAOS como um importante fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial (HTA).

Desta relação, as médicas pneumologistas destacam ainda que “as normas de abordagem diagnóstica de HTA referenciam a SAOS como um fator etiológico a investigar na presença de hipertensão arterial refratária (de difícil controlo), o que reforça a influência que esta síndrome tem no controlo da HTA, devendo, os doentes com hipertensão refratária ao tratamento ser avaliados em consultas de patologia respiratória de sono. Refira-se que, destes doentes com HTA refratária, 70% tem SAOS grave”. 

As Dr.as Mafalda van Zeller e Vânia Caldeira alertam ainda para a necessidade dos doentes hipertensos, na presença de alguns fatores, como os valores de HTA não normalizarem com a medicação (mesmo já com várias classes de medicamentos diferentes), crises de subida da TA durante a noite, ou outros fatores de risco para apneia do sono - como a obesidade ou sintomas sugestivos para a doença (ressonar, paragens respiratórias durante o sono ou sonolência excessiva durante o dia) - suspeitarem da presença de SAOS e consultarem um médico especialista. 

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
38º CONGRESSO DE PNEUMOLOGIA
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES