Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK
40.º Congresso de Pneumologia

O que é o Tabagismo?

O Tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma doença do foro respiratório devido aos seus compostos químicos, como a nicotina, causarem dependência e alterações nos indivíduos que fumam. É uma das patologias que todos os anos provoca mais vítimas mortais por todo o mundo, cerca de 4,9 milhões.

De que forma os fumadores passivos são afetados?

Um fumador passivo é alguém que apesar de não ser fumador inala o fumo do tabaco por se encontrar em locais fechados onde exista fumo ou por estar perto de pessoas que o fazem. A forma como são afetados é idêntica à de um fumador ativo, uma vez que o fumo inalado contém todos os químicos presentes no tabaco. O melhor é mesmo evitar ambientes fechados em que seja permitido fumar.


Quais as doenças associadas ao tabagismo?

O Tabagismo é a principal causa do Cancro do Pulmão, originando cerca de 90% dos casos. Também as doenças cardiovasculares, os enfisemas pulmonares, a Bronquite, a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e o cancro em outros órgãos pelos quais o tabaco passa para chegar até aos pulmões e para sair do organismo são atingidos.


Quais os benefícios de deixar de fumar?

Além de estar a cuidar da sua saúde, existem muitas outras razões para deixar de fumar e os benefícios começam assim que pára:

  • Depois de 20 minutos de fumar a pressão sanguínea volta aos níveis normais;
  • 8 horas depois os seus níveis de oxigénio voltam ao normal e os de monóxido de carbono reduzem para metade;
  • Depois de 4 dias sem fumar os brônquios estão mais relaxados e o ex-fumador sente-se mais enérgico;
  • Entre 3 a 9 meses depois a tosse e os problemas respiratórios reduzem;
  • 1 ano depois tem menos metade de probabilidade de sofrer um ataque cardíaco;
  • Após 5 anos o risco de um AVC é igual ao de um não fumador;
  • Em 10 anos também o risco de sofrer de cancro do pulmão é igual ao de um não fumador;
  • Em 15 anos o risco de ataque cardíaco é também igual ao de um não fumador.

Quais são os compostos do tabaco?

Fumar um cigarro significa inalar mais de 4000 substâncias químicas, sendo que dessas 50 são cancerígenas. Os cigarros contêm alcatrão, monóxido de carbono, acetona, butano, amoníaco, entre outros. É devido a todas estas substâncias químicas que é tão perigoso para a saúde.


Que tipo de tratamento posso fazer para parar de fumar?

Existem já imensas opções de tratamento no mercado para parar de fumar, desde comprimidos, a pastilhas e adesivos que ajudam a controlar o desejo e a ausência da nicotina. Para ter resultados mais eficazes o melhor é optar pedir ajuda ao seu médico ou farmacêutico para que estes façam um acompanhamento do processo, tornando-o mais simples e potenciando os resultados positivos.


Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
40.º Congresso de Pneumologia
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES