As doenças pulmonares intersticiais, nas quais se podem incluir algumas doenças ocupacionais, correspondem a mais de 200 entidades distintas. Ao longo dos últimos 10 anos o interesse por esta área tem vindo a aumentar, fruto não só de uma maior sensibilização para este grupo de doenças, mas também pelo surgimento de novos fármacos capazes de modificar o curso clínico de algumas doenças pulmonares intersticiais, como a Fibrose Pulmonar Idiopática.
É missão desta comissão de trabalho melhorar o cuidado aos pacientes com doença pulmonar intersticial através de ações de educação, investigação e desenvolvimento profissional.
É também um dos seus objectivos a promoção de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo imagiologistas torácicos, anatomo-patologistas e pneumologistas, bem como outras especialidades, na abordagem diagnóstica e terapêutica do doente com patologia do interstício.
Por fim, é obrigação desta Comissão de Trabalho a promoção e apoio na investigação, que se traduza num ampliar do conhecimento da patologia intersticial no que respeita à sua prevenção, ao seu diagnóstico e tratamento.