Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

Decorreu, no âmbito do 38.º Congresso da SPP, a reunião da CT de Reabilitação Respiratória. "Atividade física e reabilitação respiratória" foi o tema em debate pelo Dr. Themudo Barata, pela Prof.ª Doutora Fátima Rodrigues, pela Dr.ª Nidia Hernandez e pela Prof.ª Doutora Alda Marques. Esta sessão foi moderada pelas representantes desta CT, Dr.ª Susana Clemente e Dr.ª Inês Faria, que partilharam,antecipadamente, um resumo sobre este tema. 

O novo relatório da OMS sobre a atividade física de 2022 estima que um em cada quatro adultos e mais de 80% dos adolescentes não cumpram os níveis recomendados de atividade física para atingirem uma ótima saúde.  

A inatividade física é responsável por elevada morbimortalidade, um impacto considerável na qualidade de vida e na economia mundial.  Atividades como caminhar, andar de bicicleta, desporto e recreação ativa, nas doses recomendadas, podem trazer inúmeros benefícios não só para a saúde, como também para o ambiente e para a economia global. São necessárias sociedades, ambientes e pessoas mais ativas. 
 
Os profissionais de saúde têm a responsabilidade de educar os doentes para hábitos de vida que promovam a saúde, incluindo aqueles que têm doenças respiratórias. Intervenções breves, avaliações, aconselhamento e apoio de forma protocolada podem motivar e gerar mudanças comportamentais dos doentes. Existem consultas específicas com protocolos devidamente validados em áreas como a Cessação Tabágica, com o intuito de atuar neste fator de risco para as doenças respiratórias e a saúde em geral. Se a inatividade física está tão bem identificada como um fator de risco para a saúde, não haverá lugar para uma estratégia similar, com a criação generalizada de Consultas de Promoção de Atividade Física para o doente respiratório? 
 
A atividade física regular promove a saúde física e mental para todas as idades, condições e capacidades. Todos os profissionais de saúde têm a obrigação de a avaliar, implementar e fomentar porque a atividade física regular pode salvar vidas!

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES