Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), o Grupo de Estudos das Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Linde Saúde anunciam a primeira edição do Prémio “A Pneumologia e a Medicina Geral e Familiar na abordagem ao doente com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)”. O Prémio, no valor de 5 mil euros, foi divulgado no 38.º Congresso da SPP e tem como objetivo galardoar as melhores práticas na abordagem de doentes com patologia respiratória do sono.

“Quase metade da população mundial sofre de distúrbios de sono, sendo a SAOS o distúrbio mais comum. Este Prémio pretende incentivar a colaboração entre as especialidades que mais frequentemente se deparam com a SAOS, no sentido de melhorar os cuidados prestados.”, explicou a Dr.ª Mafalda van Zeller, médica pneumologista e coordenadora da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP.

Já a Dr.ª Cláudia Vicente, médica de Medicina Geral e Familiar e coordenadora do GRESP, afirma que “Esta iniciativa inédita a que o GRESP se associa, visa estimular e valorizar o trabalho diário levado a cabo em torno dos doentes com SAOS, numa perspetiva multidisciplinar, tendo como foco contribuir para um serviço de qualidade prestado a estes doentes.”

“A Linde Saúde une-se à SPP e ao GRESP na criação deste Prémio, que nos parece de extrema relevância, para distinguir e incentivar as melhores práticas que visam, em primeiro lugar, os doentes. Com esta iniciativa, pretendemos reforçar o nosso compromisso de contribuir e alcançar os melhores padrões de cuidados de saúde.”, refere Maria João Vitorino, diretora da Linde Saúde.

Podem concorrer médicos e/ou investigadores, individualmente ou em grupo, que se dediquem à investigação e promoção da saúde dos doentes respiratórios crónicos, particularmente no âmbito da Patologia Respiratória do Sono. Serão valorizados projetos originais, inovadores e replicáveis, relacionados com a prestação assistencial aos doentes com patologia respiratória do sono e que reforcem a interligação entre a atividade hospitalar e os cuidados de saúde primários (boas práticas, resultados e sustentabilidade).

São elegíveis projetos ou trabalhos de âmbito nacional, incluindo regiões autónomas, realizados no período compreendido entre 01/01/2022 e 18/09/2023, em instituições públicas ou privadas, de âmbito hospitalar ou dos cuidados de saúde primários. As candidaturas devem incluir pelo menos um(a) coautor(a) membro da SPP e um(a) coautor(a) membro do GRESP, que tenham as quotizações em dia.

O prazo das candidaturas decorre até ao dia 18 de setembro de 2023 e os trabalhos concorrentes devem ser enviados, por via eletrónica, para premios@sppneumologia.pt.

No 39.º Congresso da SPP, a realizar em 2023, o Prémio e Menção Honrosa serão entregues aos autores dos projetos distinguidos.

Regulamento disponível aqui.

 

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES