O tratamento assenta essencialmente no seguinte: evição dos desencadeantes, tratamento preventivo e tratamento das crises.
1 - Evição dos desencadeantes: consiste em evitar o que lhe causa os sintomas.
Se é alérgico aos ácaros deverá ter um grande cuidado na limpeza do pó do seu quarto. Deve ser aspirado frequentemente, principalmente o colchão. Deve evitar ter muitos objetos, como livros, bibelots, brinquedos, etc que acumulem pó e dificultem a limpeza do quarto. Os cortinados devem ser de materiais de lavagem fácil. Não deve usar alcatifas. Tenha móveis fáceis de limpar com um pano húmido evitando que ande muito pó no ar.
Na primavera evite as janelas abertas e proteja-se nos dias de muito vento. Nesses dias, há mais pólen no ar e o risco de piorar aumenta.
Se é alérgico a cães e gatos não os pode ter.
Não coma nem beba alimentos que sabe causarem-lhe sintomas respiratórios.
2 - Tratamento preventivo: o principal tratamento da Asma é o tratamento preventivo, isto é, o uso de medicamentos que evitam o aparecimento dos sintomas. São medicamentos que deve tomar mesmo quando anda bem, sem sintomas. Só assim conseguem passar sem sintomas.
Os corticoides inalados são os medicamentos mais eficazes na prevenção das crises de Asma. Podem e devem por vezes associar-se a outros medicamentos, como os broncodilatadores beta-agonistas de longa duração, os antileucotrienos e nalguns casos os anti-histamínicos. Siga os conselhos do seu médico.
3 - Tratamento das crises: quando tem sintomas, deve fazer broncodilatadores, como os beta-agonistas de ação curta, ou outros. Siga as instruções do seu médico e se não obtiver melhoras dirija-se ao Centro de Saúde ou ao Hospital da sua área.