Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

A Síndrome de Apneia Obstrutiva de Sono é um distúrbio cuja prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O seu impacto negativo na qualidade de vida e risco cardiovascular leva a que se desenvolvam tratamentos eficazes e com aceitação crescente por parte do doente.
Estudos recentes clarificaram a existência de fenótipos clínicos e patofisiológicos na SAOS surgindo, por isso, avanços no tratamento atual e abrindo caminho a uma terapia personalizada da doença.
A SAOS deve ser encarada como uma doença crónica e de tratamento multidisciplinar, em que várias especialidades se cruzam e trabalham juntas.
Em idade pediátrica, apresenta algumas particularidades, desde logo pelas causas subjacentes relacionadas com fatores anatómicos e fisiológicos, mas também pelas consequências negativas a nível comportamental e cognitivo, muitas vezes irreversíveis. A abordagem terapêutica multidisciplinar e complementar com recurso a técnicas cirúrgicas e funcionais em idades-chave do crescimento craniofacial é fundamental neste grupo etário.
Neste sentido, a Associação Portuguesa do Sono promove o curso teórico-prático "SAOS - O cruzamento de especialidades" que se realizará nos dias 12 e 13 de abril, no MH Peniche, com o objetivo de debater os desafios no tratamento personalizado tanto no adulto como na criança e no adolescente, e promover a troca de ideias entre as várias especialidades, desde Pneumologia, Pediatria, ORL, Estomatologia, Cirurgia maxilo-facial e terapia da fala.

Saiba mais AQUI

CONTACTOS APS
Secretariado:
Telefone: 211 316 527
Email: geral@apsono.com

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES