Comissão de trabalho dedicada ao doente crítico com insuficiência respiratória aguda ou crónica agudizada em todo o seu circuito desde o pré-hospitalar, serviço de urgência, unidade de cuidados intensivos, unidade de cuidados intermédios, enfermaria e consulta de follow up do status pós doença crítica.
A comissão estabeleceu como objetivos:
1. Contribuir para a formação e currículo dos pneumologistas e outros grupos profissionais envolvidos na abordagem do doente crítico respiratório, desenvolvendo um programa de formação nesta área.
2. Promover investigação clínica e epidemiológica na doença respiratória aguda ou crónica agudizada.
3. Desenvolver protocolos de diagnóstico, estratificação, tratamento e seguimento da doença respiratória aguda e crónica agudizada.
4. Promover a integração do conhecimento das restantes Comissões de Trabalho da SPP, bem como de outras sociedades científicas, nacionais ou internacionais, nas atividades que esta comissão vier a desenvolver.
Para dar cumprimento aos objetivos acima elencados, propomos o estudo e ensino abrangente que inclui:
1. Fisiologia e fisiopatologia respiratória no doente agudo.
2. Modalidades de tratamento e suporte de disfunção de órgão, nomeadamente oxigenoterapia, terapêutica de alto fluxo por cânula nasal, ventilação mecânica, técnicas de suporte respiratório extracorporal (ECMO), entre outras.
3. Diagnóstico etiológico em relação às entidades nosológicas mais prevalentes.
4. Seguimento, avaliação clínica e funcional de “sobreviventes” de doença crítica.
5. Realização de cursos de competência técnica:
i. Suporte avançado de vida (SAV)
ii. Ecografia torácica no doente crítico
iii. Técnicas pneumológicas invasivas no doente critico
iv. Ventilação mecânica