O grupo de doenças vasculares pulmonares integra as malformações arterio-venosas (MAV), as vasculites, o tromboembolismo pulmonar e a hipertensão pulmonar.
Se os Pneumologistas são geralmente chamados para dar o seu contributo no atingimento pulmonar pelas vasculites e no diagnóstico e tratamento de MAV, já a sua participação na criação e constituição de equipas multidisciplinares na área do tromboembolismo pulmonar e, sobretudo, da hipertensão pulmonar tem sido escassa. No caso desta última, e ao contrário do que acontece no resto da Europa, o erróneo entendimento de que esta é uma doença do foro Cardiológico e a escassa formação na área têm contribuído para o afastamento da nossa especialidade, com prejuízo do diagnóstico precoce, tratamento e seguimento destes doentes.
Com o empenho na formação prestada pela SPP através das Escolas de Doença Vascular foi criado o rastilho para a chama que já víamos acender nos Internos. Pretendendo lançar achas nesta fogueira a criação da Comissão de Trabalho de Doenças Vasculares pretende:
• Promover a divulgação das doenças vasculares pulmonares junto da Especialidade:
- Participação anual da Comissão no Congresso Anual da SPP
• Promover a formação de Internos e Pneumologistas nas doenças vasculares pulmonares
- Organização de Escola de Doenças Vasculares anual
• Promover o envolvimento da Pneumologia Portuguesa na Área da Hipertensão Pulmonar
- Colaborando com outras CT'S da SPP como: Doença de Interstício, Fisiologia Respiratória e RR no desenvolvimento de trabalho conjunto;
- Interagindo com Comissões de Trabalho de outras especialidades como a Medicina Interna e Cardiologia;
- Incentivando a publicação e apresentação de trabalhos;
- Promovendo a realização de levantamento epidemiológico de doentes com hipertensão pulmonar e doença respiratória crónica concomitante;
- Envolvendo a maior participação da Pneumologia em protocolos de Investigação, nomeadamente nos associados ao tratamento de Hipertensão Pulmonar nos doentes com outras doenças pulmonares concomitantes, campo de crescente interesse global.
CONTAMOS CONVOSCO, CONTEM CONNOSCO!