Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Desde janeiro de 1974, altura em que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) foi formalizada, na altura com o nome inicial de Sociedade Portuguesa de Patologia Respiratória, os objetivos iniciais de promoção e formação científicas no âmbito das doenças respiratórias teve uma evolução significativa, acompanhando as novas exigências da sociedade portuguesa e dos profissionais de saúde relacionados com a Pneumologia.

No presente, a SPP engloba cerca de 1 milhar de sócios representantes de todas as classes de profissionais de saúde relacionados com a doença respiratória, sendo responsável pelos maiores eventos formativos neste âmbito, tendo igualmente ações de promoção de saúde respiratória na população, para além de estabelecer relações com as suas congéneres europeias no âmbito de European Respiratory Society e com sociedades dos países com língua oficial portuguesa.

Globalmente, os objetivos principais para o triénio 2019-2021, período de funções da atual direção, podem ser resumidos da seguinte forma:

- A SPP é uma sociedade científica e como tal sente-se responsável pela formação relacionada com a Pneumologia, realizando esta função através de vários tipos de reuniões como congressos, escolas, reuniões setoriais, cursos, alguns deles já com uma componente essencialmente informática.

- Para além dos eventos científicos, a elaboração de documentos que traduzam as boas práticas relativas à forma como os serviços de saúde devem estar organizados e aos protocolos de diagnóstico e terapêutica das várias componentes da Pneumologia é igualmente considerada uma atividade crucial.

- O estudo epidemiológico das principais doenças respiratórias, cujo paradigma é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, de forma a ter um conhecimento preciso da realidade nacional e regional das mesmas.

- Intervenção publica na prevenção das doenças respiratórias, nomeadamente numa atitude intransigente contra o tabagismo, como um dos maiores causadores de doença nas sociedades modernas e na defesa de cuidados de saúde adequados quer no diagnóstico quer na terapêutica das doenças respiratórias.

- Informação à população sobre os sintomas respiratórios e as principais doenças respiratórias, de forma a serem mais facilmente reconhecidas e valorizadas.

- Intensificação da intervenção internacional da SPP e dos seus membros através do aprofundamento das relações de trabalho com as sociedades científicas mais próximas, nomeadamente no âmbito da European Respiratory Society, mas também com as congéneres dos países de língua oficial portuguesa e com as sociedades latino-americanas no âmbito da Associação Latina-Americana do Tórax (ALAT).

- Manutenção da linha editorial da Revista Portuguesa de Pneumologia, agora com a nova designação de Pulmonology. Uma contínua internacionalização com o objetivo de aumentar a sua visibilidade e relevância, promovendo assim um maior impacto da investigação portuguesa, sob o conceito ‘Mais Global Mais Portugal’.

Em linha com este quadro programático, a atual Direção da SPP, assegura o seu empenho na formação científica dos profissionais de saúde e no acompanhamento próximo da população portuguesa, nomeadamente na sua informação sobre a prevenção e os procedimentos adequados perante sintomas respiratórios ou no diagnóstico de uma doença respiratória, bem como na reivindicação perante os podres públicos de uma correta aplicação das normas de diagnóstico e terapêutica.

Membros da direção da SPP

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
PULMONOLOGY