Pulmonology (anteriormente designada Revista Portuguesa de Pneumologia) é o jornal oficial da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Com cerca de 6 edições por ano, esta publicação aborda principalmente doenças respiratórias quer sob forma de artigos de revisão, editoriais e artigos de opinião. Esta revista é impressa em inglês e está disponível gratuitamente na internet.

Apesar de pela primeira vez terem sido consideradas todas as 100 revistas da área respiratória e com uma diminuição global do Factor de Impacto (FI) após a significativa elevação decorrente dos artigos relacionados com a Covid-19, a Pulmonology manteve o 5.º lugar, com o FI de 10,4 e com subida no percentil para 95,5.
Este resultado demonstra a evolução sustentada da revista e que a posição de 5.º lugar obtida no ano anterior não foi fruto do acaso.
Estão de parabéns o corpo editorial e todos aqueles que colaboram na revista, nomeadamente o editor chefe Nicolino Ambrosino, a quem a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) agradece o excelente trabalho em grande parte responsável por esta extraordinária conquista.
Nos 50 anos da SPP, a Pulmonology mantém-se uma das suas maiores bandeiras e um enorme orgulho dos seus associados, mantendo a direção da SPP todo o empenho e compromisso em manter este caminho de sucesso e excelência científica.
_
22 de outubro 2024
Nota Informativa | Pulmonology passa a ser publicada pela Taylor & Francis
É com grande satisfação que anunciamos que a nossa revista Pulmonology passará a ser publicada pela Taylor & Francis, um dos mais prestigiados editores científicos a nível internacional. Esta transição tem como objetivo fortalecer ainda mais a relevância da Pulmonology no panorama internacional e continuar a apoiar a divulgação dos trabalhos de elevada qualidade dos nossos membros.
Estamos agora a iniciar o processo de transição da Pulmonology da Elsevier para a Taylor & Francis e gostaríamos de destacar o impacto e os benefícios que esta transição trará para os sócios da SPP. Com esta mudança, que estará concluída até ao final deste ano, a revista adotará um novo e mais eficiente modelo de publicação, que permitirá acelerar o processo de submissão e publicação dos artigos, garantindo maior rapidez e eficiência. Além disso, todas as publicações da Pulmonology continuarão a ser em acesso aberto, assegurando que os conteúdos estarão disponíveis a todos, sem barreiras, promovendo uma maior visibilidade e impacto dos trabalhos publicados.
Dados os crescentes custos desta metodologia de acesso aberto, a Pulmonology irá introduzir uma Article Publishing Charge (APC) após a transferência para a Taylor & Francis, aplicável a novas submissões. No entanto, os artigos já submetidos e em fase de revisão por pares estarão isentos de qualquer APC – esta isenção aplica-se tanto a sócios como a não sócios da SPP.
Esta alteração não afetará os benefícios associados à publicação de artigos para os sócios da SPP.
A publicação continuará a ser gratuita para todos os membros da SPP que cumpram os seguintes critérios: O primeiro ou último autor da publicação terá de ser sócio da SPP há pelo menos um ano e com quotas em dia à data de submissão do artigo.
A única mudança é que, após a transição para a Taylor & Francis, forneceremos um código de submissão que os sócios deverão utilizar para assegurar a isenção de custos de publicação (APC free). Toda a informação estará disponível na página web da Pulmonology.
Os pedidos de isenção das APC para sócios da Sociedade Portuguesa de Pneumologia devem ser enviados para journalpulmonology@sppneumologia.pt durante o processo de submissão.
Estamos confiantes de que esta mudança trará um novo impulso à revista, ampliando o seu alcance e influência na área da Pneumologia.
Agradecemos a vossa confiança e colaboração neste novo capítulo da Pulmonology.
A Direção da Sociedade Portuguesa de Pneumologia