Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

O Jornal Médico, com o patrocínio da Bial e com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, lança uma plataforma de e-learning sobre doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), dirigida a profissionais de saúde das áreas: Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pneumologia, Médicos Internos do Ano Comum e outras especialidades com interesse na DPOC. A formação consiste num conjunto de sete módulos que juntam vários especialistas.
 
Entre os formadores encarregues destes módulos do curso de e-learning sobre DPOC, nove são especialistas em Pneumologia e uma é especialista em Medicina Geral e Familiar.
 
A lista de formadores pneumologistas inclui nomes como Prof. Doutor António Morais e a Prof.ª Doutora  Marta Drummond, ambos pneumologistas do Centro Hospitalar e Universitário de S. João; Prof.ª Doutora Paula Pinto e Dr.ª Ana Sofia Oliveira, pneumologistas do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte; Dr. Joaquim Moita e Dr.ª Cidália Rodrigues, pneumologistas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;  Dr. Miguel Guimarães, pneumologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho; Prof. Doutor João Cardoso, pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central; e Prof. Doutor António Bugalho, pneumologista dos Hospitais CUF Tejo e CUF Descobertas. A Medicina Geral e Familiar está representada pela Dr.ª Cláudia Vicente, da USF Araceti.
 
No módulo inicial é feita uma reflexão sobre o panorama geral da doença em Portugal. Intitulado de “Prevalência e impacto da DPOC em Portugal”, serve de introdução ao tema e às suas implicações e será lecionado pelo Prof. Doutor António Morais.
 
No segundo módulo é abordada a importância do diagnóstico precoce e, no terceiro são explicados os fatores de risco e prevenção. Ambos são ministrados pelas Prof.as Doutoras Marta Drummond e Paula Pinto.

O Dr. Joaquim Moita e a Dr.ª Cidália Rodrigues juntam-se no quarto módulo para falar sobre o controlo da DPOC e a importância das intervenções não-farmacológicas.

O quinto módulo foca-se nas recentes guidelines e o algoritmo de intervenção farmacológica da DPOC, com o apoio da dupla Dr.ª Ana Sofia Oliveira e Dr. Miguel Guimarães.
 
Por fim, o Prof. Doutor João Cardoso dedica o sexto módulo às exacerbações da DPOC, enquanto, o sétimo módulo fica entregue à dupla Prof. Doutor António Bugalho e Dr.ª Cláudia Vicente, que vão debater a papel do médico de família e a referenciação hospitalar.

COVID-19 COVID-19

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
COVID-19 COVID-19
PULMONOLOGY