Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

Decorrerá no próximo dia 12 de dezembro, pelas 18h00, na Sociedade de Geografia de Lisboa (sala Portugal), o lançamento do livro “A Arquitectura Branca – Os sanatórios para a tuberculose em Portugal” que conta com a apresentação de Correia de Campos, Barros Veloso, Ana Simões e Paulo Providência.

O livro, da autoria de José Avelãs Nunes, dá a conhecer os sanatórios em Portugal, enquanto cidades dentro de cidades, onde os seus doentes, espaços, médico e arquitectos são protagonistas.

O que nos contam os sanatórios, através das suas paredes? O que ouviram, durante décadas, aos seus médicos, arquitectos e doentes? Como se vivia, durante meses a fio, na esperança de uma cura? Que mãos desenharam a arquitectura para a “peste branca”?. São estas algumas das questões que o livro propõe responder, “levantando o véu” sobre um século de história de Portugal, mas cujas implicações, com as pandemias, poderão ser preocupações futuras.

A obra resulta de uma adaptação de uma tese de doutoramento defendida pelo autor na Universidade de Coimbra. Em 2018, recebeu o prémio Victor de Sá de História Contemporânea em 2018 e, já este ano, foi galardoado com o Prémio “Lusitânia” da Academia Portuguesa da História (2022).

É publicado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia e pela By The Book, e encontrando-se já disponível para venda.

Sobre o autor

José Avelãs Nunes é Arquiteto, Doutor em Arquitetura (pela U. Coimbra) e Pós-Doutor em História das Ciências (pela U. Lisboa). É investigador e autor de várias publicações científicas e de divulgação. Foi galardoado com prémios nacionais e internacionais.

NA

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES