Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
alt="Pneumo Next 2019"%>title="Pneumo Next 2019" >

O Núcleo de Jovens Pneumologistas da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) realizou, de 4 a 6 de abril, no Hotel Vista Alegre, em Ílhavo, o Pneumo Next 2019, um curso de receção aos novos internos da especialidade, a nível nacional. Técnicas de Pneumologia, ventilação, DPOC, asma, sono e infeções respiratórias, foram alguns dos temas em destaque nesta edição que teve como objetivo “preparar os internos com o mínimo básico em termos das especificidades da Pneumologia e, obviamente, dar-lhes uma noção da realidade futura”, explicou o Dr. Daniel Coutinho, representante do Núcleo de Jovens Pneumologistas da SPP. 

“Desde o primeiro minuto do núcleo que sentíamos uma lacuna tremenda na receção. Ser interno de primeiro ano e chegar a um mundo novo, sobre o qual não percebemos nada, não é nada fácil. Com o Pneumo Next sempre há uma introdução, uma porta de entrada”, revelou o Dr. Daniel Coutinho. Com uma “nova fornada” de internos de primeiro ano, realizou-se mais uma edição deste curso focado na formação dos novos especialistas.

“O principal objetivo do Núcleo de Jovens Pneumologistas com a realização deste curso é a transmissão do bê-á-bá das especificidades da Pneumologia, o que é mais particular, ou seja, aquilo que lhes vai ser exigido ainda antes de começarem o internato”, explicou o Dr. Daniel Coutinho. Muitos dos ensinamentos partilhados ao longo do evento passam “por aquilo que foi ensinado na faculdade e que, por algum motivo, não foi bem compreendido ou até por outras matérias que nem sequer foram lecionadas”. A par desta preparação, esta edição visa ainda “transmitir uma noção da realidade futura através da troca de experiências”.

Começámos por uma abordagem geral, fazendo com que todos os internos se apresentassem, saber os hospitais de onde cada um vem de forma a promover a criação de uma coesão de grupo entre eles para que futuramente possam comunicar, partilhar experiências e quiçá fazerem até estudos multicêntricos” frisou Pedro Santos. DPOC, ventilação, sono, asma, técnicas de Pneumologia foram alguns dos temas abordados ao longo dos três dias de Pneumo Next.

Os representantes do Núcleo de Jovens Pneumologistas, os Drs. Daniel Coutinho e Pedro Santos, revelam que é de extrema importância “tocar em todos os temas da Pneumologia para que haja um primeiro contato, de uma forma simples e direta”. O Dr. Pedro Santos salientou a comunicação do Dr. Fernando Barata, presidente do Colégio da Especialidade de Pneumologia, que revela ter sido de extrema importância, uma vez que frisou “as linhas gerais do que deve ser o internato da Pneumologia”.

 

Desafios futuros

Para o futuro da Pneumologia, os representantes do núcleo de estudos, apontam três áreas em crescimento: técnicas, sono e oncologia. “Na área oncológica há cada vez mais diagnósticos primários de cancro do pulmão. O sono acaba por ser um mundo na Pneumologia - que estará sempre em desenvolvimento futuro - e as áreas das técnicas da Pneumologia crescerão também o que nos permitirá chegar cada vez mais a diagnósticos rápidos e mais diferenciados. Estas são as três bases que irão progredir imenso na Pneumologia num futuro próximo” assegura o Dr. Pedro Santos.

O Dr. Daniel Coutinho alerta os novos internos para que estes “aproveitem o internato para se formarem realmente. Para lá da exigência curricular que por vezes, na minha opinião, desvirtua um pouco o internato, devem aproveitar para se formarem, para fazerem uma atividade científica significativa e não estarem preocupados com deadlines. Os internos devem ter presente que há vida para além do currículo dentro da especialidade”.

Quanto ao futuro do Pneumo Next, os representantes, agora no seu último mandato, asseguram que “é algo a que alguém dará continuidade. Começamos agora um novo mandato enquanto comissão organizadora do núcleo e enquanto estivermos cá, garantidamente que o Pneumo Next vai continuar e há ainda vontade da criação de novos eventos”.

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
PULMONOLOGY