Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

Assinala-se, no dia 16 de novembro, o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Esta doença afeta cerca de 800 mil portugueses e representa a terceira causa de morte a nível mundial.

Com o objetivo de avaliar os conhecimentos da população sobre a DPOC, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia conduziu recentemente um estudo de notoriedade realizado numa amostra de 1500 portugueses. O estudo, conduzido pela Spirituc, revela que mais de 70% dos portugueses nunca ouviu falar de DPOC e que, mesmo no subgrupo de fumadores, há um grande desconhecimento sobre a doença, fatores de risco, sintomas, método de diagnóstico e impacto na qualidade de vida e na mortalidade. Foi concluído que a perceção da gravidade desta doença pela população não corresponde de todo à realidade com 8% dos inquiridos a considerar que a DPOC não provoca morte.

Perante estes dados, e cumprindo a sua missão de informar e sensibilizar a população para as doenças respiratórias, a SPP relançou a campanha DPOQuê?, que conta com a colaboração de Herman José. Com a divulgação de um vídeo de sensibilização pretende-se, com esta campanha, não só alertar para as principais causas da doença – entre as quais se incluem o tabaco e a exposição à poluição atmosférica – como para os seus principais sintomas:  falta de ar, tosse, cansaço e limitação física para a realização de tarefas simples quotidiano.

Além disso, a SPP produziu o “Guia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica”, no qual, além de se esclarecer sobre o que é esta doença, se alerta para os seus principais fatores de risco, sintomas, diagnóstico, entre outras informações relevantes. O Guia está disponível AQUI. 

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES