Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

Seguindo o mote da World Sleep Society - O SONO É ESSENCIAL PARA A SAÚDE - para o Dia Mundial do Sono, que se assinala hoje, a Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP desafiou especialistas de várias áreas que acompanham doentes que sofrem de patologias que, de alguma forma, estão relacionadas com a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS). 

Assista aqui aos diversos vídeos onde a perspetiva da Pneumologia se cruza com a da Cardiologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Neurologia, Medicina Interna, Psicologia, MGF, sobre diferentes patologias relacionadas com o sono e sobre o consumo de medicamentos para dormir. 

*|MC:SUBJECT|*
SAOS e Insónia

A Dr.ª Mafalda van Zeller, pneumologista, e a Dr.ª Sandra Saganha, psicóloga, falam sobre SAOS e Insónia, os dois distúrbios do sono mais frequentes na população.
SAOS e Insuficiência Cardíaca

Nesta conversa entre a Dr.ª Vânia Caldeira, pneumologista, e a Dr.ª Sara Gonçalves, cardiologista, percebemos as mais-valias de um acompanhamento multidisciplinar dos doentes que acumulam estas duas comorbilidades que, em conjunto, fazem disparar o risco de mortalidade e de perda de qualidade de vida.
SAOS e Fibrilhação Auricular

A SAOS está frequentemente presente em doentes que sofrem de arritmias cardíacas, nomeadamente de fibrilhação auricular, uma das principais causas de AVC embólico. A Dr.ª Maria José Guimarães, pneumologista, conversou com a Dr.ª Sílvia Ribeiro, cardiologista, sobre os riscos da coexistência de SAOS e FA, assim como da importância da abordagem multidisciplinar destes doentes.
SAOS e Diabetes

A relação entre a SAOS e a diabetes foi o mote para a conversa entre o Dr. João Carvalho, pneumologista, e o Dr. Pedro Gouveia, endocrinologista. Partindo dos dados que comprovam que as pessoas com diabetes têm uma maior probabilidade de ter apneia do sono, o ponto de partida centrou-se em perceber qual o contributo da SAOS para o aparecimento da diabetes mellitus de tipo 2.

Também o Dr. Pedro Americano e a Dr.ª Marta Duarte falaram sobre a relação entre estas duas patologias. A médica internista esclareceu sobre qual a abordagem que faz à apneia do sono nas suas consultas de diabetes. 
SAOS e HTA
 
No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, o Dr. João Caldeira, pneumologista, e o Dr. Luís Oliveira, cardiologista, juntaram-se para uma conversa sobre a SAOS e a HTA. Esta relação não podia ficar de fora uma vez que uma das principais causas da hipertensão arterial resistente é a SAOS - três em cada quatro doentes com hipertensão arterial resistente têm apneia obstrutiva do sono.
 
SAOS nos CSP
 
Num encontro que decorreu em Évora, a Dr.ª Susana Sousa e o Dr. Nuno Jacinto tiveram oportunidade de conversar sobre a importância de identificar os doentes com risco de apneia do sono, de os diagnosticar e tratar adequadamente. A pneumologista e o especialista em Medicina Geral e Familiar falaram ainda da associação entre a menopausa e a SAOS nas mulheres.

Mais uma vez, a APMGF - Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar é parceira da SPP nas atividades desenvolvidas para assinalar o Dia Mundial do Sono
.  
 
SAOS e Demência
 
A relação entre a SAOS e a demência, considerado um problema bidirecional, foi o mote para a conversa entre o Prof. Doutor Richard Staats, pneumologista, e a Dr.ª Ana Rita Barata, neurologista. Este é um debate pertinente considerando que as pessoas com demência têm um maior risco de ter patologia do sono e também as patologias de sono influenciam os sintomas de doença e a progressão. 
 
SAOS e AVC
 
A Prof.ª Doutora Cláudia Loureiro, pneumologista, e a Dr.ª Ana Brás, neurologista, abordaram, neste vídeo, a relação entre a SAOS e o AVC. As especialistas reforçam a importância de sensibilizar para o diagnóstico da SAOS nos doentes pós-AVC de forma a melhorar a sua recuperação e também evitar novos episódios. 
 
SAOS e Depressão/Ansiedade
 
A Prof.ª Doutora Bebiana Conde, pneumologista, e o Dr. João Pedro Camilo, psiquiatra, dedicaram-se ao debate da relação entre a SAOS e a depressão e ansiedade. Esta é uma das patologias com maior prevalência de associação com a SAOS, existindo estudos que revelam que 60/70% dos doentes com SAOS diagnosticada apresentam sintomas para diagnóstico de depressão.
 
Passaporte da saúde

Este ano, a Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP desafiou a Associação Nacional de Farmácias a participar nas atividades do Dia Mundial do Sono.

Porque o farmacêutico é, muitas vezes, o primeiro profissional de saúde a quem o doente recorre e em quem confia, é essencial que esteja formado e informado para poder aconselhar sobre medidas de higiene do sono. Perante a vasta oferta de medicamentos e suplementos que dispensam receita médica, a disponibilização destes produtos ao balcão da farmácia pode ser a atitude mais simples e rápida. Contudo, o farmacêutico pode ter um papel mais interventivo, recomendando medidas comportamentais para a otimização do sono. Neste Passaporte da Saúde, juntámos a avaliação do sono aos restantes indicadores aos quais o farmacêutico já está atento: peso, glicemia, colesterol, pressão arterial e frequência cardíaca.
 
Assista aqui às declarações da Dr.ª Ema Paulino, presidente da ANF:









Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES