Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK
alt="“Estatística com SPSS” foi o tema do 2º curso do núcleo de jovens pneumologistas"%>title="“Estatística com SPSS” foi o tema do 2º curso do núcleo de jovens pneumologistas" >

O 2º Curso do Núcleo de Jovens Pneumologistas realizou-se, nos dias 24 e 25 de janeiro, sob o tema “Estatística com SPSS”. O convidado foi o Prof. Dr. Firmino Machado, médico de saúde pública e estatístico e a formação contou com cerca de 17 participantes.

No primeiro dia do curso foi feita uma introdução ao software SPSS e ao tema da análise descritiva de dados, e no segundo, mais aprofundado, foram lecionados três temas principais: a inferência estatística, a análise descritiva de dados e os modelos de regressão.

O curso foi lecionado em cinco fases:

  1. Qual a pergunta de investigação?
  2. Qual é o teste em estatística que melhor se ajusta à resposta à pergunta de investigação?
  3. Como é que executo esse mesmo teste no software, neste caso o SPSS, ou seja, como é que interpreto o que está a ser produzido pelo SPSS?
  4. Escrita de resultados e comunicação com impacto.

Segundo o formador do curso, o Prof. Dr. Firmino Machado “com esta formação estamos a tentar explicar como se converte uma pergunta de investigação em ciência e em conhecimento. E depois, não menos importante, como é que comunicamos esse conhecimento com alto impacto a quem nos lê, seja nos congressos científicos, seja numa revista científica ou num artigo”.

O estatístico adianta que a grande importância desta formação para médicos pneumologistas é permitir que sejam ensinadas “competências e ferramentas que lhes permitam, no seu dia-a-dia, produzir investigação, bem como ter a capacidade de ler de forma crítica. Desta forma, vão saber produzir com qualidade científica e saber criticar a melhor evidência produzida”.

Para a Dr.ª Filipa Carriço, representante do Núcleo de Jovens Pneumologistas, esta é uma área essencial para a carreira de qualquer especialista, uma vez que "os trabalhos científicos que têm uma base estatística têm sempre maior valor".
 

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES