Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK
38º CONGRESSO DE PNEUMOLOGIA

O sono é um dos pilares essenciais para a saúde física e mental. Durante o sono ocorrem processos essenciais à saúde, entre os quais a regulação da função do sistema imunitário, a consolidação da memória e das aprendizagens e o controlo metabólico e do apetite. Neste Dia Mundial do Sono, que se assinala a 18 de março, sob o mote “Sono de hoje, bem-estar de amanhã”, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para as funções essenciais do sono para o nosso bem-estar. 

“O sono é essencial para o bem-estar físico, mas também mental. As pessoas que dormem pouco ou mal ficam mais irritáveis e sentem fadiga ao longo do dia, ficam mais lentificadas e menos aptas a tomarem decisões, mas também mais tristes e ansiosas. Há uma relação entre a depressão e a ansiedade e os problemas com o sono – as pessoas com depressão e ou/ansiedade têm dificuldade em dormir bem, mas as pessoas que dormem mal também têm maior risco de desenvolver estas doenças”, referem as Dr.as Mafalda van Zeller e Vânia Caldeira, da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP.

Nos casos em que o sono não é reparador, ou em que há paragens respiratórias durante a noite, é importante abordar esta questão com o médico - a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio respiratório que se carateriza por paragens respiratórias durante o sono e que, além de se associar a riscos cardiovasculares, é também responsável por problemas no bem-estar e humor dos doentes. “As pessoas com apneia do sono ressonam e podem ter paragens presenciadas pelo parceiro o que tem impacto na vida conjugal; pela alteração da qualidade do sono acordam cansadas, com dor de cabeça, mais sonolentas ou mesmo irritáveis. Existem vários tratamentos para a apneia do sono – é essencial procurar ajuda médica”, alertam as médicas pneumologistas.

A SPP, em parceria com a APMGF – Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e o GRESP - Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF, vai realizar um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos especialistas em Medicina Geral e Familiar. Numa dessas ações, 20 pneumologistas vão visitar 20 unidades de cuidados de saúde primários por todo o país e distribuir diversos materiais de informação sobre a importância do sono e as medidas de boa higiene do sono.

Um desses materiais é um GUIA com uma série de recomendações para uma boa higiene do sono:

 

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
38º CONGRESSO DE PNEUMOLOGIA
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES