Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Assinala-se a 21 de abril o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória. Esta terapêutica é considerada como um pilar fundamental no tratamento das doenças respiratórias crónicas, permitindo a redução de sintomas, uma melhoria da mobilidade e da função muscular e o aumento da qualidade de vida.

Este ano, e perante o cenário atual, em que grande parte destes doentes se encontra numa situação de isolamento social e sem possibilidade de deslocação aos centros de reabilitação, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) disponibilizou o guia “Reabilitação Respiratória no domicílio em tempos de pandemia COVID-19”.  O objetivo deste guia, esclarecem os Drs. Inês Sanches e Luís Vaz Rodrigues, da SPP, é “incentivar os doentes respiratórios crónicos para que se mantenham ativos nesta fase em que a tendência é um estilo de vida mais sedentário”.

“A intervenção farmacológica atua sobretudo no controlo dos sintomas respiratórios, mas, para alguns doentes, pode ser insuficiente para recuperar a sua capacidade funcional (desempenho físico-motor e realização de esforços físicos)”, reforçam os especialistas, pelo que é fundamental, para todos os doentes para os quais não existe contraindicação para a prática de exercício, que deem continuidade à sua realização.

Reconhecendo a importância de manter o corpo ativo apesar do isolamento social, Rosa Mota associou-se a esta sensibilização da Sociedade Portuguesa de Pneumologia deixando uma mensagem a todos os doentes respiratórios crónicos.

NA

No âmbito desta dia a SPP promoveu um webinar dedicado à reabilitação respiratória em doentes com COVID-19. Nesta sessão participam o Prof. Doutor Nicolino Ambrosino, o Prof. Doutor João Carlos Winck, a Dr.ª Inês Sanches, a Dr.ª Inês Vaz, o Dr. Michele Vitacca e o Dr. Miguel Abreu.

(Re)veja aqui.

NA
COVID-19 COVID-19

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY