Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física que se assinala hoje, 6 de abril, a Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), representada pela Dr.ª Susana Clemente e pela Dr.ª Inês Faria, deixou algumas recomendações. 

Durante o exercício, os pulmões e o coração entram em ação! Os pulmões captam o oxigénio do ambiente que depois é bombeado pelo coração até aos músculos, para que eles consigam produzir energia. O dióxido de carbono, um dos desperdícios resultantes deste processo, é eliminado pelos pulmões.

Quando os pulmões são saudáveis, a reserva respiratória é mais do que suficiente para o exercício. Quando o exercício é intenso, é normal “ficar sem fôlego”, mas só se sente “falta de ar” quando se tem a função pulmonar reduzida. A avaliação pelo pneumologista é fundamental para esclarecer os sintomas e averiguar a existência de uma doença respiratória.

Quando se tem uma doença respiratória crónica, pode ser tentador evitar o exercício porque já se antecipa esta sensação desagradável de “falta de ar”. Mas, esta atitude condiciona uma pior condição física e as atividades quotidianas tornam-se gradualmente mais difíceis. Na verdade, o exercício regular, para além de fortalecer o coração, pode contribuir para uma maior eficiência muscular e respiratória, necessitando-se de menos oxigénio e produzindo-se menos dióxido de carbono para o exercício, melhorando o seu estado de saúde e qualidade de vida. Fale com o seu pneumologista para que ele o ajude a planear o exercício com segurança.

Escolha ser ativo! Dê saúde aos seus pulmões todos os dias!

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

com o apoio de:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Membro Parceiro de:

ERS
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES