Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) anuncia o lançamento e apresentação oficial do Livro “Noninvasive Management of Ventilatory Pump Failure”, da autoria de John Bach e Miguel Gonçalves, no dia 1 de julho, pelas 15h00, no Auditório CIM 4 da FMUP. Nesta cerimónia, presidida pelo Prof. Adelino Leite-Moreira, professor catedrático da FMUP e diretor do departamento de cirurgia e fisiologia, ambos os autores farão duas palestras sobre a temática do livro, seguindo-se uma conferência final proferida pelo Dr. Rui Machado, doente neuromuscular ventilado, escritor e psicólogo, que irá dar um testemunho real sobre a realidade desta população de doentes em Portugal.

O suporte ventilatório foi introduzido como estratégia terapêutica para responder aos graves problemas respiratórios resultantes da epidemia de poliomielite nos anos 50. Com o crescimento do número de doentes que necessitam de suporte ventilatório, o investimento tecnológico e científico na ventilação mecânica foi crescendo em larga escala, o que teve um forte impacto na evolução da Medicina Respiratória. Na história recente da Medicina dirigida à patologia crónica, dificilmente são encontradas medidas não curativas que tenham impacto semelhante. Com efeito, a transferência dos doentes mais graves e com maior dependência ventilatória para o domicílio, onde estas terapêuticas até há duas décadas eram somente administradas em contexto hospitalar, permitiu uma melhor integração familiar e social dos doentes crónicos graves, permitindo ao mesmo tempo uma importante redução dos custos hospitalares. 

Foi neste contexto que, Miguel Gonçalves, Fisioterapeuta Respiratório especialista em Ventilação Mecânica do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), coordenador do Programa CAI_Vent (ventilação prolongada domiciliária) e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) se juntou a John Bach, médico e professor catedrático da Rutgers University, dos Estados Unidos da America, na elaboração de um compendium de estratégias ventilatórias para doentes respiratórios graves. Neste livro, que conta com cerca de 700 páginas distribuídas por 38 capítulos, os autores descrevem as indicações, os benefícios e os resultados dos protocolos de ventilação mecânica não-invasiva e a sua experiência de várias décadas no aumento significativo da sobrevida desta população de doentes respiratórios graves (adultos e crianças) sem necessidade de recorrer a uma traqueostomia, promovendo assim uma melhoria da qualidade de vida e inserção na vida ativa com expectativa apesar das grandes limitações.

O Prof. John Bach é uma “lenda viva” da Medicina Respiratória e unanimemente considerado o “pai dos protocolos de suporte ventilatório não invasivo” a nível mundial. Através do seu trabalho nos serviços de Pneumologia e de Medicina Intensiva do CHUSJ, Miguel Gonçalves orgulha-se de ser a principal referência na Europa na aplicação dos protocolos ventilatórios do Prof. John Bach, com resultados semelhantes de sobrevida e qualidade de vida há mais de duas décadas. Juntos têm dado centenas de palestras em mais de 60 países e colaborado em vários projetos de investigação multicêntricos, com várias dezenas de artigos publicados em revistas de alto impacto científico.

Para os autores este livro simboliza uma “jornada histórica de grande experiência clínica e um resumo da evidência científica produzida” e, ainda, um verdadeiro “legado para colegas e doentes”.


Programa

Consulte aqui

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES