Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
alt="Comissão de trabalho de tabagismo apresenta campanha "a arte de não fumar""%>title="Comissão de trabalho de tabagismo apresenta campanha "a arte de não fumar"" >

Decorreu no passado dia 23 de março, na sede da SPP, a reunião anual da Comissão de Trabalho de Tabagismo.

Um dos tópicos abordados foi a implementação do rastreio do cancro do pulmão, tendo o Prof. Doutor Venceslau Hespanhol, ex-presidente da SPP e pneumologista do Centro Hospitalar do Porto, feito referência ao estudo NELSON, “cujos resultados preliminares foram apresentados em setembro de 2018, em Toronto, no World Conference on Lung Cancer”, recorda a Dr.ª Cláudia Matos, secretária da CT de Tabagismo. Nesta sessão, o Prof. Doutor Venceslau Hespanhol fez uma reflexão sobre dificuldades na implementação de um programa de rastreio de cancro de pulmão, dirigido a fumadores e ex-fumadores.

A segunda apresentação esteve a cargo do Dr. Pedro Vaz. O especialista em Química que trabalha na Fundação Champalimaud  contribuiu para a esta reunião com uma explicação sobre a função e o destino das beatas dos cigarros. “As beatas de cigarro são um dos detritos mais abundante em todo o mundo e constituem o principal poluente dos oceanos. Além de se degradarem muito lentamente, contêm várias substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água. A reciclagem de beatas pode ser uma solução”.

Numa reunião da Comissão de Trabalho de Tabagismo não podia faltar uma apresentação dedicada às novas formas de tabaco. Coube à Dr.ª Sofia Sousa, interna de Pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que fez uma revisão da evidência científica sobre os efeitos dos cigarros eletrónicos e produtos de tabaco aquecido na saúde, assim como uma revisão dos diferentes equipamentos disponíveis atualmente no mercado, principais constituintes e impacto na saúde.

Por fim, a coordenação da Comissão de Trabalho apresentou os projetos que estão em curso até ao final de 2019, com especial destaque para a campanha A Arte de Não Fumar, que vai arrancar a 31 de maio, data em que se assinala o Dia Mundial Sem Tabaco.

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
PULMONOLOGY