Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

Na data em que se assinala o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia reafirma a importância de esta ser considerada como um tratamento inovador na área respiratória e de ser acessível a todos os doentes respiratórios crónicos que dela podem beneficiar.

A reabilitação respiratória é uma intervenção não farmacológica considerada como um pilar fundamental no tratamento das doenças respiratórias crónicas, permitindo a redução e sintomas, uma melhoria da mobilidade e da função muscular e o aumento da qualidade de vida, no entanto, é acessível a apenas 1% dos doentes que dela necessitam. Esta terapêutica é também recomendada a doentes que estão em fase de recuperação da COVID-19.

“A reabilitação respiratória consiste num conjunto de exercícios físicos que ajudam os doentes a respirar melhor, mas também a manterem a sua massa muscular, a saúde das articulações e as capacidades para executarem as mais básicas tarefas do dia-a-dia. Está comprovada a sua eficácia no aumento da qualidade de vida dos doentes respiratórios crónicos e o nosso alerta é para as dificuldades que estes doentes têm no acesso aos programas de reabilitação respiratória – fazendo uma analogia, se fosse um comprimido seria, com certeza, mais facilmente prescrita pelos profissionais de saúde e administrada pelos doentes”, referem a Dr.ª Inês Sanches e o Dr. Luís Vaz Rodrigues, da SPP.

Neste contexto, a SPP vai realizar hoje, pelas 21h00, uma conferência digital onde vão participar diferentes especialistas da área respiratória e na qual será abordada a importância desta intervenção terapêutica.  A conferência vai decorrer na plataforma digital da SPP e na página de Facebook

COVID-19 COVID-19

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
Takeda
Bial
PULMONOLOGY