Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

No decorrer do fim-de-semana, os participantes tiveram a oportunidade de actualizar conhecimentos e de partilhar experiências sobre vários aspectos da doença vascular pulmonar.


A construção do programa baseou-se nos componentes obrigatórios da doença vascular pulmonar e da sua interdisciplinaridade.
Esta Escola foi um exemplo disso mesmo, uma vez que congregou médicos de várias especialidades, designadamente de Pneumologia, Cardiologia, Medicina Interna, Radiologia, Medicina Nuclear, Imunohemoterapia, Cardiologia Pediátrica e Cirurgia Cardiotorácica.


O primeiro dia da reunião esteve dedicado às ferramentas para o diagnóstico e avaliação da gravidade da doença vascular pulmonar (imagiologia, medicina nuclear, prova de esforço cardiopulmonar, ecocardiografia e cateterismo cardíaco direito).
No âmbito da embolia pulmonar (EP) foram abordadas as recomendações recentemente publicadas, o papel dos NOACs no tratamento ambulatorial, o tratamento da EP de alto risco, o papel do tratamento percutâneo bem como da embolectomia cirúrgica.
A hipertensão arterial pulmonar foi revisitada em termos de mecanismos e bases fisiopatológicas, algoritmo diagnóstico, estratificação de risco e o tratamento.  Esta mesa finalizou com as últimas novidades do 6.º Simposium Mundial de Hipertensão Pulmonar.
Factores de risco, mecanismos básicos, investigação e tratamento da hipertensão pulmonar tromboembólica crónica foram os temas que encerraram o primeiro dia desta escola.
Por sua vez, no segundo dia foram abordadas as doenças inflamatórias difusas (hemorragia alveolar e vasculites) e entidades menos comuns como as malformações arteriovenosas, os sequestros pulmonares e tumores vasculares pulmonares.

A escola contou com uma vasta audiência e com um painel de palestrantes e moderadores de excelência.


Organizar esta reunião e transpor de forma consistente e detalhada o maior conhecimento possível para a prática clínica foi um bom desafio.O interesse e a participação registada serviram para reforçar a necessidade crescente de actualização na área da Doença Vascular Pulmonar.

 

Dr.ª Teresa Shiang

Serviço de Pneumologia do CHVNG / Espinho EPE

 

 

 

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
PULMONOLOGY