Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK
40.º Congresso de Pneumologia
alt="Reunião da comissão de trabalho de pneumologia oncológica"%>title="Reunião da comissão de trabalho de pneumologia oncológica" >

Realizou-se a  27 de abril de 2019 no Hotel Vila Galé Ericeira a Reunião da Comissão de Trabalho de Pneumologia Oncológica da SPP. Esta reunião contou com a presença e participação ativa de colegas de todo o país e de outras Comissões de Trabalho da SPP.

Durante o período da manhã estiveram em discussão temas atuais da terapêutica do cancro do pulmão como a imunoterapia e a reabiltação respiratória em doentes com doença avançada. Foi apresentada pela Dr.ª Sónia Silva a sessão sobre a melhor opção terapêutica em 1ª linha para doentes com PD-L1>50%.

Referiu pontos chave na decisão terapêutica a ter em consideração como as características da doença e do doente, as suas  preferências,  a análise dos biomarcadores “ideais” e questões económicas. Durante a discussão, moderada pela Dr.ª Bárbara Parente, ficou claro que embora a imunoterapia isolada possa ser a indicada em alguns doentes com elevada expressão de PD–L1, há de facto outros, em que, pelas características do doente e da doença terá de ser considerada  a associação de imunoterapia + quimioterapia +/- anti–VEGFs.

A Dr.ª Cátia Guimarães abordou os avanços na terapêutica do cancro do pulmão de pequenas células e o papel da imunoterapia. Referiu que sendo uma área ativa de investigação estão em curso ensaios de quimioterapia associada a imunoterapia em 1ª linha e de combinações de imunoterapia;  os resultados em 2ª linha e em manutenção ainda não são muito encorajadores.

Ainda a propósito da Imunoterapia, foi apresentada uma sessão de doentes “Unfit” para  Imunoterapia em 1º linha. A Dr.ª Ana Barroso moderou esta apresentação onde foi enfatizado não só a performance status dos doentes como as particularidades do envelhecimento imunológico. Discutiu-se o facto de atualmente haver alguma evidência de eficácia e segurança em subgrupos com PS≥2 e idade ≥ 65 anos.  Situações como questões imunitárias, corticoterapia, entre outras, poderão impedir a instituição desta terapêutica.

Foi também abordado o papel da reabilitação respiratória na abordagem terapêutica do Cancro do Pulmão avançado. Esta apresentação foi realizada pela Dr.ª Susana Clemente que há muito se dedica a esta área. Demonstrou evidência científica dos benefícios desta intervenção e enfatizou o papel da reabilitação na abordagem integrada e multidimensional do tratamento do cancro do pulmão.

No período da tarde foi apresentado e discutido por todos os participantes o projecto da CTPO para o triénio de 2019-2021. A Dr.ª Teresa Almodôvar apresentou ideias para a dinamização e atualização da base de dados nacional já existente. Foram divulgadas algumas novidades como os prémios para melhor poster/apresentação na SPP e nos congressos internacionais.

Cristina Matos e Margarida Felizardo

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
Vertex_logo
40.º Congresso de Pneumologia
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES
Eleições SPP'24