Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK
39º Congresso Pneumologia 2023

Após o Dia Mundial da Asma, foi publicada a atualização de 2023 do Guia Espanhol para el Manejo del Asma (GEMA 5.3), disponível para download gratuito AQUI. O GEMA 5.3 é uma iniciativa promovida por 17 sociedades científicas, liderada pela Sociedade Espanhola de Patologia Respiratória (SEPAR) e que conta com a participação da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Como tem sido habitual em cada atualização, foram incorporadas as referências bibliográficas mais relevantes publicadas durante o último ano. Esta edição apresenta várias novidades em relação à anterior, como a inclusão de novos medicamentos biológicos para o tratamento de doentes com asma grave não controlada ou o novo algoritmo terapêutico para o tratamento de pacientes que não respondem a medicamentos biológicos. No capítulo do tratamento, destaca-se também a remoção da recomendação de uso de teofilinas e a descrição das consequências do abuso dos SABA. No entanto, neste ano, outros capítulos foram atualizados, como o relativo ao conceito de asma. Nesta secção, a novidade consiste na incorporação de novos valores de referência espirométrica tanto para pessoas que sofrem de asma na idade adulta como na infância. Essa incorporação é o resultado das novas recomendações internacionais da European Respiratory Society (ERS) e da American Thoracic Society (ATS).

O guia aborda também nesta edição o conceito de remissão na asma. O GEMA 5.3 propõe uma nova definição e possíveis tipos de remissão. No entanto, trata-se de uma abordagem provisória, uma vez que a SEPAR está a trabalhar num consenso, no qual estão participando mais de 120 especialistas em asma, e que será vinculativo para o futuro GEMA 5.4.

Nesta edição, o GEMA traz uma novidade no seu formato, sendo o primeiro guia a utilizar Inteligência Artificial (IA) conversacional, o que mudará a forma como os profissionais interagem com o guia na prática clínica. A inteligência artificial agiliza o processo de busca de informações, dado que a resposta a uma pergunta pode ser encontrada em diferentes secções do guia. A ferramenta está a ser treinada para melhorar as suas respostas e atingir um nível de conversação muito próximo da que teria um ser humano.

A iaGEMA estará disponível nas próximas semanas no portal gemasma.com.

Sobre o GEMA

O GEMA nasceu como um guia espanhol de prática clínica, mas ao longo dos anos consolidou-se como um projeto de maior envergadura e tornou-se uma referência mundial. Em torno do guia GEMA, reuniu-se uma grande comunidade de médicos de diferentes especialidades, de países de língua espanhola e portuguesa. Na verdade, hoje conta com a participação de 17 sociedades científicas da Espanha, Portugal e América Latina, que trabalham em conjunto para melhorar o controlo e a qualidade de vida das pessoas com asma, aumentando a formação técnica dos profissionais de saúde que as atendem, especialmente nos aspetos relacionados com a prevenção e avaliação diagnóstico-terapêutica da doença.

Como nas edições anteriores, as seguintes organizações participaram na última atualização do guia: Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica (SEIAC), Sociedade Espanhola de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SEORL-CCC), Sociedade Espanhola de Medicina Familiar e Comunitária (Semfyc), Sociedade Espanhola de Médicos de Atenção Primária (Semergen), Sociedade Espanhola de Médicos Gerais e de Família (SEMG), Sociedade Respiratória de Atenção Primária (GRAP), Sociedade Espanhola de Imunologia Clínica e Alergia e Asma Pediátrica (SEICAP), Sociedade Espanhola de Farmacologia Clínica (SEFC), Sociedade Espanhola de Farmácia Familiar e Comunitária (SEFAC), Sociedade de Farmácia Hospitalar (SEFH), Sociedade Espanhola de Pneumologia Pediátrica (SENP) e Sociedade Espanhola de Pediatria Extrahospitalar e Atenção Primária (Sepeap), Associação Espanhola de Pediatria de Atenção Primária (AEPap), Sociedade Espanhola de Medicina de Urgências e Emergências (SEMES) e, além disso, a ALAT da América Latina, a SPP de Portugal e a própria SEPAR.

Em Portugal, o projeto GEMA conta com a Coordenação do Prof. Jorge Ferreira e a colaboração, como Revisores, da Prof. Marta Drummond, Prof. Cláudia Loureiro e Dr. Carlos Lopes, em representação da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

 

Jorge Ferreira, MD, PhD

Coordenador GEMA, Portugal

NA

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
39º Congresso Pneumologia 2023
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES