Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

A 25 de setembro assinala-se o Dia Mundial do Pulmão. Em Portugal, as doenças respiratórias representama terceira causa de morte prevendo-se que, até 2030, venham a ocupar o primeiro lugar. Instituídoem 2017 pela Forum of International Respiratory Societies (FIRS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) assinala este dia com o objetivo deconsciencializar os portugueses para a problemática das doenças respiratórias.

Os números das doenças respiratórias são impactantes: 384 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica -com 3 milhões de mortes causadas por esta doença e tornando a DPOC a terceira maior causa de morte em todo o mundo -; 10 milhões de pessoas desenvolvem tuberculose, sendo a doença infeciosa mais letal com 1,6 milhões de mortes todos os anos; o Cancro do Pulmão é o cancro com maior mortalidade provocando 1,76 milhões de vítimas anualmente e 334 milhões de pessoas sofrem de asma, sendo a doença crónica mais frequente na infância e afetando 14% das crianças em todo o mundo.

Segundo a OMS otabagismo é, a par da poluição atmosférica, um dos principais fatores de risco para as doenças respiratórias. E, perante esta realidade, para assinalar o Dia Mundial do Pulmão, a SPP vai organizar um Sunset sem Tabaco. Organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), o Sunset Sem Tabaco vai decorrer na Praça do Município, entre as 17.30 e as 20.30, e será um evento aberto a todos aqueles que quiserem participar. Espera-se um finalde tarde agradável, com música, com bebidas frescas e sem tabaco.

“Um pulmão saudável é também um pulmão sem tabaco. Com este tipo de iniciativas queremos -além de alertar para o facto de que o tabagismo leva à destruição do pulmão, um órgão precioso para o nosso bem-estar –contrariar a ideia de que o cigarro é útil para acalmar, criar, socializar. Queremos demonstrar que é possível estar muito bem sem fumar”, referem as Dr.as Paula Rosa e Cláudia Matos, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
PULMONOLOGY