Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

A 25 de setembro assinala-se o Dia Mundial do Pulmão. Em Portugal, as doenças respiratórias representama terceira causa de morte prevendo-se que, até 2030, venham a ocupar o primeiro lugar. Instituído em 2017 pela Forum of International Respiratory Societies (FIRS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) assinala este dia com o objetivo deconsciencializar os portugueses para a problemática das doenças respiratórias.

Os números das doenças respiratórias são impactantes: 384 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica -com 3 milhões de mortes causadas por esta doença e tornando a DPOC a terceira maior causa de morte em todo o mundo -; 10 milhões de pessoas desenvolvem tuberculose, sendo a doença infeciosa mais letal com 1,6 milhões de mortes todos os anos; o Cancro do Pulmão é o cancro com maior mortalidade provocando 1,76 milhões de vítimas anualmente e 334 milhões de pessoas sofrem de asma, sendo a doença crónica mais frequente na infância e afetando 14% das crianças em todo o mundo.

Segundo a OMS otabagismo é, a par da poluição atmosférica, um dos principais fatores de risco para as doenças respiratórias. E, perante esta realidade, para assinalar o Dia Mundial do Pulmão, a SPP vai organizar um Sunset sem Tabaco. Organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), o Sunset Sem Tabaco vai decorrer na Praça do Município, entre as 17.30 e as 20.30, e será um evento aberto a todos aqueles que quiserem participar. Espera-se um final de tarde agradável, com música, com bebidas frescas e sem tabaco.

“Um pulmão saudável é também um pulmão sem tabaco. Com este tipo de iniciativas queremos -além de alertar para o facto de que o tabagismo leva à destruição do pulmão, um órgão precioso para o nosso bem-estar –contrariar a ideia de que o cigarro é útil para acalmar, criar, socializar. Queremos demonstrar que é possível estar muito bem sem fumar”, referem as Dr.as Paula Rosa e Cláudia Matos, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES