Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Decorreu, nos passados dias 28 e 29 de novembro, o sétimo curso básico de ecografia torácica da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. À semelhança dos anos antecedentes o curso dividiu-se em duas partes: parte teórica, na sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, e parte prática, no Hospital Pulido Valente. A coordenação do curso esteve a cargo do Dr. Júlio Semedo e da Dr.ª Leonor Mota e a formação foi da responsabilidade dos Drs. Tiago Abreu, Luís Carreiro, João Alpendre, Morais Valente e Mafalda Ventura.

“Na parte teórica, no primeiro dia, abordámos o posicionamento da ecografia na Pneumologia atual”, começou por explicar o Dr. Júlio Semedo. “Posteriormente, foram desenvolvidos temas correspondentes a diferentes áreas, nomeadamente a biofísica e a parte de como se produz a ecografia para que, de forma simples, os formandos pudessem perceber os mecanismos”. De seguida, “foi revisto o papel deste exame, quer no diagnóstico, quer na abordagem da patologia pleural”. A parte final desta formação deu especial enfoque aos diferentes métodos de imagem na patologia pleural.


No segundo dia, realizou-se a parte prática do curso, que teve lugar no Hospital de Pulido Valente, na qual os formandos tiveram oportunidade de aplicar todos os conhecimentos teóricos num modelo humano.


No final desta edição de 2019, o Dr. Júlio Semedo faz um balanço positivo do curso, sublinhando o entusiasmo dos 16 participantes que, no final da formação, estão em condições de compreender a ecografia torácica como um instrumento básico de avaliação do doente pneumológico.O sucesso deste curso “garante a sua continuidade”, contudo, assegura o Dr. Júlio Semedo, “ambicionamos fazer cursos mais avançados no âmbito da patologia parenquimatosa”.

 

COVID-19 COVID-19

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA | SEDE

 

geral@sppneumologia.pt

 

T. (+351) 217 962 074

F. (+351) 217 962 075

 

Rua Ivone Silva, 6 (Edifício ARCIS), 6º Esquerdo

1069-130 Lisboa

 

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta-feira
- 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

VER NO MAPA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

comunicacao@sppneumologia.pt
 

T. (+351) 926 432 143 
Cátia Jorge
 

T. (+351) 917 434 115
Andreia Pinto

com o apoio de:

Grupo Medinfar
PULMONOLOGY