Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

No dia 13 de fevereiro, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, prestou Provas de Doutoramento em Patologia e Genética Molecular o Dr. Fernando Guedes.

“Partindo da problemática da obstrução da via aérea central, trabalhamos na criação de uma prótese biodegradável através de impressão 3D. O material é um polímero sintético já aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) e European Medicines Agency (EMA) chamado policaprolactona e a grande particularidade é que essa prótese é revestida por células estaminais extraídas da polpa dentária. Colocando essa prótese no segmento afetado, ela irá restaurar e promover a proliferação celular e, ao mesmo tempo, diminuir a inflamação. Nós realizamos os estudos in vitro de citocompatibilidade e in vivo de biocompatibilidade. É um trabalho que continuará e cujo objetivo é chegar ao uso humano”, explicou o, agora, Prof. Doutor Fernando Guedes.

A SPP felicita o Prof. Doutor que foi aprovado com distinção e louvor.

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES