Para assinalar o Dia Mundial da Asma, a Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia organizou, ontem, na sede da SPP, uma reunião dirigida a doentes com asma grave.
O debate entre profissionais de saúde que se dedicam a esta área e doentes que sofrem de asma grave foi verdadeiramente produtivo, nomeadamente no que respeita à identificação de limitações e obstáculos que condicionam o desejado controlo da doença.
Cerca de 700.000 portugueses sofrem de asma, 5% quais apresentam formas graves da doença. As dificuldades e desigualdades do acesso a terapêuticas mais inovadoras e os constrangimentos ainda existentes na referenciação dos doentes para consultas hospitalares diferenciadas foram os principais tópicos abordados.
A reunião contou com a presença do coordenador e secretário da Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória da SPP, Dr. José Coutinho Costa e Dr. António Fernandes, respetivamente, do presidente da SPP, Prof. Jorge Ferreira, do Dr. Ricardo Lima, em representação do Colégio de Pneumologia da Ordem dos Médicos, e de Ana Gonçalves, presidente da Associação de Asma Grave (AAG).
Deste debate nasceu a vontade de colaboração futura entre a SPP e a AAG.