Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK

Com o objetivo de adaptar o documento à realidade nacional, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) desenvolveram, em conjunto, a versão em português das recomendações do GEMA (Guía Española para el Manejo del Asma).

O projeto GEMA resulta do trabalho colaborativo de especialistas de 18 sociedades médicas científicas da Espanha, América Latina e Portugal (nas quais se incluem a SPP e a SPAIC) e tem como propósito disponibilizar aos profissionais de saúde um guia prático, baseado em evidência científica, para o diagnóstico, tratamento e seguimento da asma.

Agora, perante a vontade conjunta da SPP e da SPAIC - as duas especialidades médicas mais diretamente envolvidas na abordagem dos doentes asmáticos - e após um rigoroso processo de tradução, adaptação e validação do texto, encontra-se disponível a versão portuguesa do documento GEMA 5.5: Guia Especializado para o Manejo da Asma. 

Para Jorge Ferreira, presidente da SPP e coordenador do GEMA em representação desta sociedade, e Ana Morête, coordenadora do GEMA em representação da SPAIC, “a tradução e adaptação desta versão para português representa um passo decisivo para tornar este instrumento acessível aos profissionais de saúde em Portugal e em toda a comunidade lusófona”. De acordo com os especialistas, esta iniciativa foi acolhida com entusiasmo pelo Comité Executivo do GEMA.

“Mais do que uma versão linguística, este guia pretende ser uma ponte entre comunidades científicas, promovendo a partilha de conhecimento e boas práticas clínicas. Esperamos que esta edição contribua para a melhoria da qualidade assistencial prestada aos doentes com asma nos países de língua portuguesa”, concluem.

Segundo Pedro Carreiro Martins, presidente da SPAIC, “as orientações GEMA constituem um importante instrumento para a prática clínica em Imunoalergologia, ao permitirem otimizar a abordagem da asma, à luz da evidência científica mais recente. A disponibilização de um manual devidamente traduzido e adaptado à realidade nacional elimina eventuais barreiras linguísticas e facilita a utilização desta ferramenta”.

Os dados mais recentes apontam para uma prevalência da asma em 7,1% na população portuguesa, o que significa que cerca de 570.000 portugueses adultos sofrem desta patologia, tornando-a numa das doenças crónicas mais comuns na nossa população.

O GEMA 5.5 em língua portuguesa está disponível aqui.

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
Vertex_logo
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES