Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK
NA

Sejam bem vindos!

Como habitual, este ano entre os dias 09 a 11 de novembro teremos o 39º Congresso de Pneumologia, que será também o 4º Congresso Luso-PALOP de Pneumologia 9th Union Europe Conference On Lung Health que terá lugar no Centro de Congressos do EPIC Sana Hotel, Algarve.

O 39º Congresso Nacional de Pneumologia vai finalmente decorrer num ambiente pós-pandémico em que mantendo-se ainda uma atenção particular a infeção pelo SARSCov 2 e às consequências da mesma, nomeadamente naquilo que é designado por Long Covid, voltamos a dar a relevância a toda a diversidade e abrangência da Pneumologia com as extraordinárias inovações que a investigação recente nos tem proporcionado quer no entendimento da fisiopatologia, quer na abordagem diagnóstica ou na intervenção terapêutica. Efetivamente a Pneumologia tem-se destacado no dinamismo e inovação da saúde, cujo exemplo maior é o de ter tornado doenças sem terapêutica eficaz e mau prognóstico em doenças crónicas com significativo ganho em qualidade e tempo de vida.

Uma das marcas desta evolução tem sido a multidisciplinaridade em que a Pneumologia se associa de forma harmónica a outras especialidades dando assim um impulso decisivo para uma nova visão da saúde centrada na precisão da doença mas também nas idiossincrasias de cada indivíduo. Esta visão holística obriga-nos a lutar pela qualidade da nossa intervenção, mas também pela qualidade daqueles que em parceria conosco trabalham diariamente e sem os quais não será possível uma abordagem adequada e de excelência ao doente respiratório.

O Congresso Nacional de Pneumologia tem necessariamente de traduzir todas estas valências, mantendo um particular foco na formação, abrindo os horizontes da inovação e trazendo a nós aqueles que diariamente trabalham conosco de forma a cumprir o desígnio dos nossos antecessores que idealizaram o Congresso Nacional de Pneumologia como o centro de discussão da respiração em todos os seus componentes desde a organização dos serviços, investigação e avaliação clínica. De acordo com este propósito, temos nesta edição sessões cuja responsabilidade é do grupo de Tórax da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear e do grupo de patologia respiratória da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica.

Continuamos igualmente as parcerias relativamente aos países africanos de expressão portuguesa, teremos oportunidade nesta edição de conhecer a realidade de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé.       
Pelo segundo ano consecutivo teremos a participação da Union on Lung Health.

Não podemos deixar de apoiar de forma comprometida a luta antitabágica, a pandemia interminável que todos os anos custa milhões de vidas, a maior causa prevenível de doença e que se mantém como uma doença de elevada prevenção no nosso país associada ainda a mitos de pretensa liberdade individual que contribuem para que não sejam adotadas as políticas de saúde pública exigidas.

A participação de todos é obviamente central, essencial para tornar o Congresso Nacional de Pneumologia o fórum respiratório por excelência, com crescente dinamismo, excelência científica e gerador de oportunidades que promovam ainda um maior crescimento de forma a que pela nossa ação os doentes respiratórios sejam abordados no diagnóstico e tratamento com precisão, excelência e no tempo oportuno.

Contamos consigo em mais esta jornada pneumológica.

Programa 39º Congresso

Versão Portuguesa English version

Consulte AQUI o programa.

Consulte AQUI o programa.

Consulte AQUI o programa.

Consulte AQUI o programa.

 

Consulte AQUI o programa.

20 ANOS DE PNEUMONIA EM PORTUGAL: O QUE SABEMOS? - 10 Nov 2023 | 13:00 Horas - Restaurante Lima (MSD)

Aceda AQUI

Joker da Pneumologia
Jovem, se és pneumologista, se vais estar no 39.º Congresso de Pneumologia, que vai decorrer entre os dias 9 e 11 de novembro, se és sócio da SPP e/ou membro do Núcleo de Jovens Pneumologistas, se gostas de um bom desafio e se queres ganhar um prémio espetacular, inscreve-te já no Joker da Pneumologia.
 
De que se trata?
Será um concurso? Um espetáculo de variedades? Um teste de avaliação? Discussão de casos clínicos? Uma palestra?
Não podemos dizer. Vais mesmo ter de descobrir, no dia 11 de novembro, às 16.30, na sala mistério.
 
Como funciona?
Sem dar grande spoiler, será um programa interativo, que contará com a participação de, no máximo, 5 equipas, constituídas por 4 elementos .
 
Quem pode participar?
Cada equipa deve ter 4 elementos e definir o nome da sua equipa.
Os quatro elementos da equipa têm que ser obrigatoriamente Sócios SPP, 2 membros  devem estar inscritos no Núcleo de Jovens Pneumologistas
 
O Prémio?
O melhor fica sempre para o fim… cada membro da Equipa vencedora receberá uma Inscrição no Congresso da SPP de 2024.
 
 Forma a tua equipa e garante já a tua inscrição através do mail  joker@sppneumologia.pt

AS INSCRIÇÔES SÃO LIMITADAS!

De nós, para si, muito obrigado!

 

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES