Este website utiliza cookies. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

OK
41º Congresso da SPP - Infos AQUI

O que é o coronavírus?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve os coronavírus como uma grande família de vírus que podem causar patologias desde uma constipação comum a doenças mais graves, como a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS). O novo coronavírus de 2019, ou a COVID-19, é uma nova estirpe que não tinha sido identificada antes em humanos.

O que é a COVID-19?

Em dezembro de 2019, os primeiros casos foram identificados na cidade de Wuhan, China. Desde então, o número de novos infetados e a sua transmissão de pessoa para pessoa aumentou. Sabe-se que certos animais, como os morcegos, atuam como reservatórios. 

Atualmente, existem muitas pessoas infetadas, mas os especialistas insistem que não há razões para o alarme.

Como se transmite?

A transmissão ocorre principalmente por intermédio de gotas respiratórias e pelo contato direto com secreções. A transmissão aérea a mais de 2 metros de distância é improvável. Tem um período de incubação entre 2 e 14 dias.

Quais os sintomas mais comuns?

Estes são semelhantes aos da gripe – febre, tosse, mal-estar generalizado – e 80% dos casos são leves. Se apresenta sintomas leves e não viajou para países onde o problema existe ou não teve contato com uma pessoa infetada, fique em casa, faça lavagens frequentes nas mãos e tratamento sintomático, como em situação de gripe.

Os casos mais graves geralmente afetam pessoas idosas ou que sofrem de outras patologias. Em caso de dúvidas, não se dirija aos cuidados de saúde, mas sim contacte a Linha SNS24, através do número 800 24 24 24.

Qual é o tratamento?

Até ao momento não há um tratamento específico, trata-se os sintomas.

Que medidas se devem tomar como precaução?

- Lavar as mãos com água e sabão com mais frequência, especialmente após o contacto direto com pessoas doentes ou que tenham estado em seu redor;

- Evitar o contacto e manter 2 metros de distância com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, como tosse ou espirro e/ou infeção respiratória.

- Cobrir a boca e o nariz quando tossir e lavar as mãos imediatamente.

- Não partilhar utensílios alimentares.

- Evitar o consumo de produtos animais crus ou pouco cozinhados.

Atenção à disseminação de informação falsa!

- O novo coronavírus NÃO pode ser transmitido através de picadas de mosquito;

- O frio e a neve NÃO PODEM matar o novo coronavírus;

- O risco de ser infetado pelo contacto com objetos, como moedas, notas ou cartões de crédito, é muito baixo;

- Os coronavírus NÃO se espalham por longas distâncias no ar;

- As vacinas contra pneumonia, como a pneumocócica e a vacina contra Haemophilus influenzae, não protegem contra o novo coronavírus;

- O novo coronavírus pode infetar pessoas de todas as idades, embora tenha sido observado que pessoas mais velhas e pessoas com algumas doenças crónicas têm maior probabilidade de ficar gravemente doentes quando são infetadas;

- Os antibióticos são eficazes contra bactérias, mas não contra vírus.


Consulte informação atualizada nos sites da Direção-Geral da Saúde, do ECDC e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Acompanhe as nossas novidades.
Subscreva a Newsletter SPP

subscrever Newsletter

Membro Parceiro de:

ERS
Vertex_logo
PULMONOLOGY
REAG
INALADORES